segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

A importância da descontaminação e reciclagem de VFV para o Ambiente

Estimam-se em cerca de 670 milhões de veículos ligeiros em todo o mundo.
De acordo com as actuais tendências, este número poderá duplicar em 20 anos, sendo que em 2008 as previsões apontam para a produção de 73 milhões de veículos, entre ligeiros, comerciais e pesados. Saem de linhas de montagem de todo o mundo, aproximadamente 2 veículos por segundo (fonte: APAMB).
Numa actualidade em que os recursos ambientais são primordiais e alguns deles em risco de escassez, o cuidado com o ambiente e a opção por técnicas de reciclagem e reutilização, deverão ser uma premissa permanente e integrante das acções individuais e institucionais.
Os veículos, bens imprescindíveis nas sociedades modernas, são produtos complexos e altamente poluentes que contêm diferentes materiais e componentes, tanto perigosos como inertes; não só durante o seu prolongado ciclo de vida, como após o mesmo, quando se torna um VFV – Veículo em Fim de Vida. A não despoluição dos VFV tem impactos paisagísticos e ambientais graves, como por ex. o impacto do derrame de óleos, um resíduo perigoso, passível de contaminar solos e águas.
Assim, é importante uma consciencialização colectiva, quer da parte dos fabricantes e fornecedores, quer da parte dos utilizadores e público em geral para, em conjunto, optar por soluções que permitam diminuir o impacto ambiental e ecológico que a vida actual moderna e a utilização de automóveis, implica.
É neste sentido também que a RECIQUIP – Comercialização de Equipamentos de Reciclagem (www.reciquip.pt), consciente da importância da reciclagem para a melhoria do Ambiente, tem por missão promover a obtenção de benefícios ambientais e económicos através de tecnologia certificada para reciclagem, garantindo a protecção do ambiente e o tratamento eficiente de diferentes resíduos, potenciando a reutilização e reciclagem e a melhoria contínua do desempenho ambiental de todos os operadores intervenientes no ciclo de vida de veículos e, sobretudo, dos operadores directamente envolvidos no tratamento de VFV (veículos em fim de vida).
Um VFV- veículo em fim de vida é considerado um resíduo perigoso uma vez que nele estão contidos óleos (de motor, dos travões, etc.), baterias, iniciadores pirotécnicos (nos “Airbags”) e compostos de chumbo, mercúrio e cádmio. Para uma correcta gestão dos VFV é fundamental o seu correcto transporte e uma descontaminação cuidada, bem como o seu desmantelamento, de forma a separar os seus componentes com maior potencial de reutilização ou reciclagem, tais como catalisadores, pneus e vidros; que possibilitará o aproveitamento (reutilização) de peças e a reciclagem de alguns materiais.
Um VFV deve ser descontaminado e desmantelado. No entanto, estas operações e de acordo com a legislação, deverão ser realizadas por empresas autorizadas/certificadas que garantem a protecção do ambiente e o encaminhamento correcto dos diferentes resíduos, potenciando assim a reutilização e a reciclagem.
Um VFV contém uma série de fluidos –desde o combustível ao óleo do motor, do fluído dos travões, ao líquido limpa pára-brisas, que necessitam de ser tratados eficientemente. A RECIQUIP disponibiliza um conjunto de equipamentos destinados à renovação rápida, segura, económica e eficiente de todos os fluidos, em veículos obsoletos, que podem constituir uma verdadeira ameaça ambiental se não devidamente tratados e reciclados. As estações de descontaminação SEDA, disponibilizadas pela RECIQUIP, permitem a drenagem de cerca de 98% de todos os líquidos de um veículo, em menos de 10 minutos; ou até 100 VFV num único dia, com a utilização da estação dupla.
A Reciclagem de VFV contribui para a redução de emissões de gás. De acordo com os últimos dados da Agência Portuguesa do Ambiente (APA) no que diz respeito ao Plano Nacional para as Alterações Climáticas (PNAC), a entrega para abate de 15 832 VFV em 2007 no âmbito do Programa de Incentivo Fiscal ao Abate evitou a emissão de 12 356 toneladas de CO2 só nesse ano (considerando que os VFV abatidos emitiam em média 190 gr CO2/km e que os veículos novos que os substituíram emitem uma média de 134 gr CO2/km). (Fonte: VALORCAR).
A gestão dos VFV é enquadrada pelo Decreto-Lei n.º 196/2003 (http://www.netresiduos.com/cir/comunicados/DL_196_2003.pdf) que, na sequência da Directiva 2000/53/CE define os objectivos gerais em matéria de gestão de VFV, nomeadamente:
1) A redução da quantidade de resíduos a eliminar provenientes de veículos e de VFV;
2) A melhoria contínua do desempenho ambiental de todos os operadores intervenientes no ciclo de vida dos veículos e, sobretudo, dos operadores directamente envolvidos no tratamento de VFV.
A RECIQUIP oferece soluções inovadoras, completas e com uma excelente relação qualidade-preço; dispondo também de serviços técnicos especializados para a prestação de serviços de consultoria, projecto, suporte e formação nas áreas de reciclagem.
O Ambiente é uma preocupação de todos. Está na mão de todos nós preservá-lo e/ou minorizar o impacto ambiental que muitas das nossas opções de vida (pessoal, profissional, económica) acarretam. Há que optar pela utilização racional da tecnologia disponível.
A RECIQUIP tem essa consciência.